Abertura do CPAgro tem a participação de 1,7 mil pessoas

Os cooperados e visitantes no primeiro dia do do CPAgro 2019, realizado pela Copacol no (Centro de Pesquisa Agrícola), em Cafelândia, puderam acompanhar as tendências de mercado e as novas tecnologias voltadas para a agricultura, avicultura, suinocultura, bovinocultura de leite e piscicultura.
Além das informações técnicas um dos principais atrativos do evento foi a palestra sobre a “Proteína animal: desafios e oportunidades”, ministrada pelo Francisco Turra, presidente da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), que destacou as oportunidades que o Brasil vai ter com a crise da peste suína que a China atravessa.
“Os chineses são os maiores produtores de suínos com 50% do rebanho mundial e com a peste suína, eles tiveram que eliminar 30% da sua produção e vão tem que aumentar a importação de proteína animal para suprimir a demanda do país, grande oportunidade para o Brasil aumentar a comercialização de carnes para a China”, afirma Turra, que logo após a palestra realizou o plantio de uma muda de Ipê Amarelo para registrar a sua passagem pelo CPAgro.
O cooperado de Jesuítas José Cavalini, aproveita o evento para se capacitar em buscar de aumentar o rendimento e a produtividade das suas atividades. “É uma oportunidade única de conhecermos as tendências de manejo e equipamentos, que influenciam diretamente nos resultados das nossas atividades”, ressalta o Cavalini.
Segundo o presidente da Copacol Valter Pitol, o objetivo do CPAgro é oferecer informações e subsídios para que os cooperados possam evoluir dentro das suas atividades. “Temos que estar preparados e capacitados para sermos cada vez mais competitivos na produção de alimentos, principalmente agora neste cenário promissor que estamos visualizando com a demanda de proteína animal que a China vai necessitar para suprimir a sua demanda”, conclui o presidente Pitol.

Programação
Hoje (quarta-feira, 22), a programação terá início 8h30, com a abertura e às 9h, acontece a palestra com Roberto Rodrigues, coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Embaixador Especial da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação). Após a palestra principal, acontecerão outros encontros simultâneos nos estandes da Cooperativa.
Amanhã (quinta-feira, 23), o evento começa às 8h30, com a recepção e inscrições dos visitantes, seguido da palestra com Carlos Hilsdorf, economista e especialista em gestão empresarial.