Paraná tem sistema inovador que oferece 380 serviços públicos

Mais de 380 serviços públicos estão disponíveis em uma única plataforma digital que, além disso, permite a interação com o usuário. Esse é o PIÁ – Paraná Inteligência Artificial, desenvolvido pela Celepar para facilitar a vida do cidadão paranaense.

“O PIÁ é o primeiro programa de inteligência artificial do Brasil focado em prestação de serviços à população. Ele resume e representa a estratégia do nosso governo de usar a tecnologia para dar mais eficiência às ações do Estado e melhorar a vida das pessoas”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Ele lembra que o PIÁ é um passo importante para o Paraná se tornar o Estado mais inovador do Brasil. “Buscar a inovação é a nossa estratégia para alcançar a meta maior que é aprimorar a prestação de serviços e, assim, promover avanços nas condições de vida dos paranaenses”, diz Ratinho Junior.

Os serviços podem ser acessados pelo computador ou aplicativo para smartphone e funcionam como canais de diálogo com o cidadão para atender suas demandas. O PIÁ possui níveis de informações personalizadas e aprende a cada pergunta realizada pela sociedade. Para acessá-lo, basta entrar no site www.pia.pr.gov.br ou baixar o aplicativo em lojas virtuais e fazer as perguntas.

O PIÁ congrega, ainda, informações de documentos emitidos pelo Governo Federal e pelos municípios. Também funciona com comando de voz e, a partir das interações, passará a responder de maneira mais assertiva os apontamentos dos cidadãos, inclusive com abertura para reclamações.

INTELIGÊNCIA – O Paraná Inteligência Artificial está entre as ações da Celepar, que vem liderando a transformação digital do Governo do Paraná. Entre janeiro e junho, além do PIÁ, a empresa consolidou tecnologias para incentivar o protagonismo de startups paranaenses e criou dispositivos para gerar mais empregos e facilitar o atendimento de ocorrências das forças de segurança.

“O objetivo da companhia é posicionar-se como principal indutora do ecossistema de inovação do Estado, e fazer com que os dados disponíveis sejam usados para gerar inteligência ao Paraná, e, principalmente, usar a tecnologia para facilitar a vida dos paranaenses”, diz o presidente da Celepar, Allan Costa.

Segundo ele, essa estratégia digital potencializada nos últimos meses é parte de uma mudança de cultura que a companhia estabeleceu junto aos demais órgãos da administração pública para melhorar a oferta de serviços e consolidar o Paraná como Estado mais inovador do país.

TRANSFORMAÇÃO – O governador Ratinho Junior afirma que a transformação é fundamental para aprimorar o uso de dados para fomentar novos negócios e principalmente o agronegócio, principal força motriz do Estado. “Quando se pensa em tecnologia de agrotech, por exemplo, o nome do Paraná tem que estar no topo da lista”, diz. Para ele, isso é possível com govtech (governo totalmente digital), startups a serviço do governo, agrotech e blockchain (segurança digital de dados).

INTEGRAR – O ambiente que a Celepar ajuda a criar será capaz de, futuramente, integrar o conhecimento científico das universidades estaduais, a própria produção tecnológica e iniciativas da área privada, num círculo virtuoso de desenvolvimento de ideias entre o setor público e as empresas. O intuito do trabalho é que a companhia seja a grande guardiã dos dados de todos os paranaenses.

Entre as iniciativas estão o desenvolvimento de aplicativos, sites, assinaturas de termos, viagens como ao Vale do Silício, e a promoção e participação em eventos para fomentar o ecossistema de inovação dentro do Estado.

 

Confira as recentes iniciativas do Estado na área da tecnologia

THINKING – A Celepar organizou e promoveu o evento ThinkinG, que trouxe referências internacionais no ramo de inovação para disseminar o uso de inteligência e inovação na gestão pública. Foram dois dias de evento, em Foz do Iguaçu.

No primeiro dia, os palestrantes abordaram cases inovadores que transformaram a gestão pública por meio de governança digital. No segundo dia, atores chave do Governo do Estado, de diversas áreas, participaram de 21 mesas temáticas em conjunto com os palestrantes e coordenadores de atendimento da Celepar, com o objetivo de pensar em ideias e propor soluções que possam ser colocadas em práticas para o Governo do Paraná aprimorar e ampliar o atendimento à população.

SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL – A Celepar está comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), metas globais definidas pela Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta linha, a companhia possui projetos como o Celepar de Olho nos ODS, Curso de Smartphone para Idosos (este com mais de mil participantes neste ano), Celepar por um Mundo Melhor, e ODS & Arte (finalista do Prêmio Sesi ODS 2019), fomentando a sustentabilidade e responsabilidade social.

A empresa participou do evento United Nations High-level Political Forum on Sustainable Development (HLPF) 2019, promovido pela ONU em Nova York, com participação em destaque do Paraná e dos projetos em prol dos ODS criados pela companhia.

BLOCKCHAIN – O Governo do Paraná assinou um acordo com a BRI Brasil (Blockchain Research Institute) para o processo de expansão e implantação de blockchain no Estado. O objetivo é desburocratizar a gestão pública e torná-la mais transparente. Esse sistema dificulta a alteração de dados, já que a mesma informação teria que ser modificada em todos os computadores, impedindo situações como desvios de recursos públicos.

STARTUP MATCH – O Startup Match visa dirimir os gargalos das startups e criar uma plataforma de inovação aberta que permita que elas tenham acesso aos ativos de inovação e tecnologia do Paraná, para que possam se conectar e identificar aqueles que podem impulsionar os seus projetos. O programa está sendo implementado e funcionará como uma espécie de “Tinder da inovação”, para unir especialistas e startups para fazer os projetos fluírem.

SINAPSE INOVAÇÃO – O Paraná também foi o Estado brasileiro com o maior número de projetos inscritos em todas as edições do programa, foram 1.851 ideias recebidas de 265 municípios. O Sinapse Inovação é um programa de incentivo ao empreendedorismo inovador criado para transformar ideias em negócios de sucesso. A iniciativa é promovida pela Fundação Certi e realizada pelo Governo do Estado, por meio da Celepar e Fundação Araucária, com apoio do Sebrae e Sistema Fiep.

BATEU MOBILE – O aplicativo auxilia policiais militares na cobertura e registro de acidentes de trânsito com vítimas, sua utilização já reduziu em mais de 60% o tempo de atendimento de uma ocorrência. Este ano foi implantado em Curitiba e sua Região Metropolitana, tendo como próxima etapa o interior do Paraná, com início em Londrina. São mais de 5 mil policiais em todo o Estado que farão o uso desta solução.

PARANÁ SERVIÇOS – O aplicativo Paraná Serviços, desenvolvido pela Celepar em parceria com a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, traz uma solução inovadora ao possibilitar a intermediação entre o contratante e o prestador autônomo de serviços. São mais de 100 categorias de serviços beneficiadas, como marido de aluguel, diarista, encanador, pintor, pedreiro, marceneiro, cabeleireiro e manicure. Em três meses, o app já registrou quase 19 mil downloads.