Vacinação contra gripe continua em todos os postos de Assis

A Secretaria de Saúde de Assis Chateaubriand reforça a convocação aos pais para que levem as crianças menores de 6 anos de idade até uma unidade de saúde para receberam a proteção contra os diferentes vírus da gripe. A campanha de vacinação começou no dia 10 de abril e segue até 31 de maio em todos os postos de saúde do município.
De acordo com balanço parcial divulgado pela Secretaria de Saúde, até quinta-feira (25), ou seja, em 15 dias de campanha, 709 crianças de 6 meses a menores de 6 anos foram imunizadas, o que representa um alcance de 31,5% desse público, estimado em 2.249 crianças.
Entre os grupos alvos da campanha, o maior índice vacinal está entre os idosos, onde 1.912 pessoas a partir de 60 anos foram imunizadas – representando um alcance de 38,1%. Já em percentual, a maior cobertura vacinal está entre as puérperas, que são mulheres até 45 dias pós-parto. Desse pequeno grupo, 30 das 55 mulheres estão imunizadas.
Do público-alvo da 21ª edição da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, Assis Chateaubriand também vacinou 137 gestantes (41%), 164 trabalhadores da área da saúde (28,4%), 152 professores de escolas públicas e privadas (27,9%) e 285 pessoas de 7 a 59 anos portadoras de doenças crônicas.
Ao todo, o município estima vacinar 12.497 moradores e, até o último balanço, somente 3.389 foram imunizados, representando um alcance de 27,1%. A meta é alcançar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis.
O secretário de Saúde, Renato Augusto Marcon, orienta as pessoas a procurarem pela vacina e a levarem seus filhos o quanto antes para receberem a proteção viral, portando a carteirinha vacinal. Os postos atendem das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.
“Pedimos para que os pais ou responsáveis legais não deixem de levar as crianças até os postos de saúde, pois o período de inverno se aproxima e a vacina é considerada um forte instrumento na luta contra a influenza, reforçando o sistema imunológico e tornando-se uma das medidas mais efetivas de prevenção à doença e suas complicações”, reforça o secretário.
Dia D – No sábado (4), será realizado o Dia D da campanha, quando a Secretaria de Saúde fará uma grande mobilização em todos os 11 postos de saúde do município. Durante todo o dia, as unidades farão atendimento exclusivo para vacinação.