12 de outubro: dia importante do Calendário brasileiro

Hoje é dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil e Dia das Crianças. O Portal Oregional.com lembra que se comemora também nesta segunda-feira (12), o dia do ENGENHEIRO AGRÔNOMO e o dia do CORRETOR DE SEGUROS. Nossos sinceros parabéns e agradecimentos as estas duas entidades classistas que são muito importantes no processo de desenvolvimento de suas comunidades

QUAL A ORIGEM DO DIA DAS CRIANÇAS?

POR: Marcelo Volpato
No Brasil, a data surgiu por força de lei. Foi criada em 1924, a partir de uma proposta do deputado Galdino do Valle Filho, e oficializada pelo então presidente Arthur Bernardes, que governou o Brasil entre 1922 e 1926. Por quase quatro décadas, entretanto, a data passou meio desapercebida, como tantas outras comemorações propostas pelo Legislativo. 

A situação mudou a partir de 1960, quando a empresa Johnson & Johnson e a fábrica de brinquedos Estrela se associaram para lançar a promoção “Semana do Bebê Robusto”, aproveitando a comemoração já existente para alavancar a venda de produtos para crianças. A iniciativa foi um sucesso. Outros varejistas aproveitaram a onda e a ação, rebatizada nos anos seguintes de “Semana da Criança”, se tornou uma das principais datas comerciais do calendário brasileiro. 

“A data virou tradição porque conseguiu tocar o lado emocional das pessoas. O presente dado à criança passa a ser um símbolo desta estima”, explica Dalton Viesti, administrador e consultor em marketing. 

O dia 12, porém, não é uma data universal. O dia das crianças é comemorado em mais de 100 países em momentos variados (o verbete da Wikipedia traz uma lista de dezenas deles). O mais próximo de uma data “mundial” é o Dia Universal das Crianças, celebrado em 20 de novembro. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para marcar a aprovação, em 1959, da Declaração Universal dos Direitos da Criança.

 NOSSA SENHORA APARECIDA

FERIADO INSTITUÍDO EM 1980 HOMENAGEIA A MÃE DE TODOS, PADROEIRA DO BRASIL

O feriado de 12 de outubro comemora o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A data foi determinada como comemorativa em 1954 pelo Papa. Mas foi em 30 de junho de 1980 que o Decreto nº 6.809 foi publicado, no qual o General-presidente da República, João Batista Figueiredo, instituiu o feriado nacional, em consagração à Nossa Senhora Aparecida.

QUEM FOI NOSSA SENHORA APARECIDA?

A imagem da santa negra foi encontrada em 1717 por três pescadores no Rio Paraíba (SP), chamado à época de Rio Itaguaçu. Eles tentavam há horas, sem sucesso, fisgar algum peixe. Ao içarem a imagem de uma santa degolada e, em seguida, a cabeça, as redes encheram-se de peixes. Os pescadores consideram o feito um milagre da santa resgatada. 

Ao limparem a escultura, perceberam que a imagem era de Nossa Senhora da Conceição, mas estava com cor escura devido ao contato com a lama do fundo do rio. Então, passaram a chamá-la de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Começava assim a história de devoção àquela que viria a ser consagrada padroeira do Brasil, e que faz alusão à Maria, mãe de Deus.

A imagem foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Principal em 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio XI. No entanto, a imagem já havia sido coroada anteriormente, em nome do Papa Pio X, por decreto da Santa Sé, em 1904. 

SANTUÁRIO

O Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, o maior Santuário no mundo dedicado a Maria, Mãe de Deus, localiza-se no Vale do Paraíba, cidade de Aparecida. A pedra fundamental da Basílica Nova foi lançada em 10 de setembro de 1946, mas o início efetivo da construção ocorreu em 11 de novembro de 1955. A primeira missa no local aconteceu no dia 11 de setembro de 1946 e o primeiro atendimento aos romeiros em 21 de junho de 1959.

Em 1980, a Basílica Nova, maior Santuário do mundo, foi consagrada pelo Papa João Paulo II, que lhe outorgou o título de Basílica Menor. Em 1983, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB – declarou, oficialmente, a Basílica de Aparecida como Santuário Nacional. Hoje, o Santuário é um grande centro evangelizador que atende romeiros e peregrinos de todas as partes do país e do exterior.

APARECIDA

Aparecida, ou Aparecida do Norte, como é conhecida devido à localização no estado de São Paulo, é uma cidade jovem, fundada em 17 de dezembro de 1928.  A cidade fica no eixo Rio – São Paulo, e entre as duas cidades mais importantes do país, São Paulo e Rio de Janeiro. Apesar de possuir apenas cerca de 36 mil habitantes, o município é palco de visitas de milhões de pessoas anualmente.

ORAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO À NOSSA SENHORA

Ó Senhora minha ó minha Mãe,

Eu me ofereço todo a vós

E, em prova da minha devoção para convosco,

Vos consagro, neste dia,

E para sempre, os meus olhos, meus ouvidos,

minha boca, meu coração e,

inteiramente, todo o meu ser: e por assim sou vosso,

Ó incomparável Mãe,

Guardai-me, defendei-me

Como coisa e propriedade vossa.

Lembrai-vos que vos pertenço,

Terna Mãe, Senhora nossa;

Guardai-me e defendei-me

Como coisa própria vossa

Amém.

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

O engenheiro agrônomo é um dos mais sinceros parceiros dos agricultores, transmitindo conhecimentos e técnicas para ajudar no trabalho no campo. Toda essa dedicação é fruto de amor pela vida e pela terra. Muito obrigado pelo esforço!

Parabéns a você, Engenheiro Agrônomo, pelo seu dia.
Você que tem o desafio de aumentar a produção de alimentos, preservando o meio ambiente.
Nos orgulhamos por tê-lo fazendo sua parte como um importante profissional que tem o compromisso com um futuro sustentável.
O papel do engenheiro Agrônomo é planejar um mundo melhor. O nosso é reconhecer e agradecer.

ORIGEM DO DIA DO ENGENHEIRO AGRÔNOMO

O Dia do Engenheiro Agrônomo é comemorado na data em que foi regulamentada esta profissão no Brasil, o que aconteceu através do decreto de lei nº 23.196 de 12 de outubro de 1933.

Fonte: www.calendarr.com

CORRETOR DE SEGUROS

Hoje é o dia da tranquilidade, da segurança e da confiança. Hoje é o seu dia! Feliz Dia do Corretor de Seguros!

Os amigos são aqueles que ajudam as pessoas a se levantarem, os corretores de seguros são aqueles que evitam que elas caiam. Obrigado pelo seu trabalho, por zelar pelos interesses de seus clientes, com profissionalismo, responsabilidade e excelência. Hoje vos saudamos com orgulho e alegria! Parabéns, corretor de seguros! FELIZ DIA DO CORRETOR DE SEGUROS!

 Fonte: www.calendarr.com

Colaborou: Portal Boa Notícia