“A UNIÃO FAZ A VIDA” comemora 10 anos em Jesuítas

Na noite da quinta-feira, (21), aconteceu no pavilhão de eventos da Matriz Santo Inácio de Loyola, em Jesuítas, a 1ª Mostra do Programa “A União Faz a Vida”, promovido pela SICREDI Nossa Terra, em parceria com a Secretaria de Educação, Esporte e Turismo de Jesuítas. Este é o 10º ano que o programa é desenvolvido no município.

O evento foi um momento muito especial para os alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino, bem como para o seus pais e seus professores, já que, todo o aprendizado acumulado durante o ano, foi levado ao conhecimento do público, através de uma bela exposição, que tomou conta dos espaços do pavilhão. Também no palco, foram realizadas várias apresentações, como teatros, quadrinhas, músicas e até um alerta para o cuidado que todos devem tomar com as abelhas, que são polinizadoras naturais e que correm risco de extinção.

Diversas autoridades prestigiaram o evento, entre elas, o prefeito de Jesuítas e presidente da AMOP (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), Junior Weiller; a secretária de assistência social, Débora Talga Weiller; a secretária de educação, Elaine Arrigoni; o vice-prefeito, Edicarlos Grizotto; a presidente da Câmara de Vereadores, Ângela Thomé; a assessora de desenvolvimento do cooperativismo da SICREDI, Cássia Salvalaggio; o coordenador do programa “A União Faz a Vida”, Douglas Medeiros; a assessora pedagógica do programa, Ediana Beladelli; o gerente da unidade da SICREDI em Jesuítas, Edvaldo Fávero e a coordenadora local do programa, Maria Isabel; além das diretoras das escolas municipais e do CMEI, Vânia Martines Geski, (Padre Felipe Sierra Ruiz); Regina da Cunha Faxo, (Teotônio Vilela e CMEI Carajá); Maria Rita Romão, (CMEI Sonho Mágico); e da mascote do programa, a Abelhinha.

Junior Weiller deu as boas vindas aos presentes e falou sobre o projeto no município. “Isso nos encanta! Todos os projetos que visam levar conhecimento, aos nossos filhos e filhas, são extremamente importantes. Nós temos parceiros que compartilham conosco dessa preocupação; são os casos da Copacol, com os projetos em parceria com a Casa da Cultura e com a Educação Municipal e da SICREDI, como é o caso do “Cooperação na Ponta do Lápis” e também deste maravilhoso “A União Faz a Vida”. Por estes motivos, quero agradecer muito e parabenizar o SICREDI, os pais, que incentivam seus filhos e os professores, que motivam os pequenos a aprender e pôr em prática o que sabem. Parabéns a todos e viva o SICREDI”.

“O objetivo do programa “A União Faz a Vida” é construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, através de práticas de educação cooperativa, contribuindo assim, para a educação integral de crianças e adolescentes. Por meio de uma metodologia de projetos nas escolas, ao longo de uma década, muitas crianças aprenderam investigando, perguntando e descobrindo o prazer de saber. Quero parabenizar, em especial, aos queridos professores; os grandes mestres que transmitem esse saber às crianças. Também agradeço o empenho e dedicação, que nos trazem resultados, como os que estamos vendo aqui hoje”, destacou a assessora de desenvolvimento do cooperativismo da SICREDI, Cássia Salvalaggio.

PROJETOS DESENVOLVIDOS EM 2019:

 

Escola Municipal Padre Felipe Sierra Ruiz