ACREDITE SE QUISER

Chegou a hora

Nesse domingo o país irá escolher prefeitos e vereadores para suas cidades. Queira ou não, é apenas o voto que tem o poder de colocar alguém para comandar os destinos das prefeituras e câmaras de vereadores. Portanto, votar com consciência e convicção é um dever de todo o cidadão. Agindo assim o eleitor tem o pleno direito de cobrar dos seus representantes os resultados da gestão e o correto destino dos recursos públicos. Anular o voto não resolve nada, e ainda tira a oportunidade que você tem de participar do processo democrático.

 

Veja isso

Em minha carreira política tive o privilégio de ganhar quatro eleições para vereador, sendo duas delas para mandato de seis anos, o que totalizou 20 anos de atuação no legislativo. Nas minhas campanhas, dificilmente ia as casas pedir votos aos eleitores, meu instrumento era um palanque e um microfone, mas o que mais me orgulha é que mesmo ganhado o título de vereador polêmico, não atraia inimigos, mas sim admiração até dos adversários. Criar confusão, criticar, provocar brigas, isso não leva a lugar algum, ao contrário, é prejuízo para si mesmo.

 

Comícios eram um show à parte

A pandemia alterou a vida e a rotina de todos nos últimos tempos, e nas eleições e campanhas políticas, não foi diferente. Aquele contato mais próximo com apertos de mãos, caraterísticos para pedir o voto e conquistar o eleitor, ficou comprometido. O jeito foi improvisar, usar a tecnologia e a criatividade para estar presente nas redes sociais. Nesse sentido, foi um período diferente de todas as campanhas anteriores. Antigamente, os comícios eram mega eventos, com shows de artistas famosos, que lotavam os locais das apresentações. A quem diga que esses comícios, quando tinham bons oradores no palanque atraiam multidões e até decidiam eleições.

 

A China e a soja

Além do Brasil, a China compra soja dos Estados Unidos, Argentina e de mais alguns países. A China é um dos países mais populosos do mundo com quase 1,5 bilhão de pessoas, com isso, a demanda por alimentos é grande. Utilizam a soja para a produção de ração animal em grande escala, principalmente para suínos. E aqui vão algumas curiosidades: historiadores citam que a primeira referência à soja como alimento foi a mais de 5.000 anos; Os chineses consideram a soja um alimento nutricional e cultural, com registros de produção e consumo de tofu (leite de soja coalhado) já nos anos 2000 antes de cristo; A soja de  milênios atrás era diferente da soja que conhecemos hoje, eram plantas rasteiras cultivadas próximas aos rios e lagos. Fonte: Aprosoja – Associação Brasileira dos Produtores de Soja.

 

Paz e democracia

Que as eleições do próximo domingo ocorram em clima de paz, tranquilidade e respeito. Que tenhamos a plena consciência de que o voto é um direito do cidadão, uma forma legítima e democrática de ajudarmos a decidir o futuro da nossa cidade, do estado e do país. Que Deus nos abençoe!