Assis realiza Dia D Contra a Dengue e Sarampo e mobilização de prevenção à Aids

A Secretaria de Saúde de Assis Chateaubriand realiza uma grande mobilização de suas equipes neste sábado (30), quando acontece o Dia D de Combate à Dengue, Zika e Chikungunya e o Dia D da Campanha de Vacinação Contra o Sarampo. Ao mesmo tempo, profissionais atuarão na Campanha de Prevenção ao HIV/Aids.

Todas as 11 Unidades Básicas de Saúde atenderão neste sábado exclusivamente para vacinação contra o sarampo que, nesta segunda etapa, tem como público alvo os adultos jovens de 20 a 29 anos de idade. Os postos abrirão às 8h e vão até às 17h, sendo que as unidades do interior fecharão para almoço das 12h às 13h30.

A orientação é que o público-alvo procure pela proteção, munido de documento pessoal e o cartão vacinal.

Em outubro, ocorreu a primeira etapa da campanha, destinada a crianças de 6 meses a menores de 5 anos. “Convocamos todas as pessoas de 20 a 29 anos para que compareça a um posto de saúde e receba a vacina”, reforça o diretor de Vigilância em Saúde, Fábio Fantin Camilo.

 

DENGUE – A partir das 8h, os Agentes de Controle de Endemias percorrerão a cidade para um trabalho de conscientização dos moradores sobre a importância da colaboração da população no combate à dengue, com orientações e distribuição de panfletos informativos.

 

AIDS – Profissionais de saúde também estarão mobilizados na Campanha de Prevenção ao HIV/Aids, pois, no domingo, dia 1º de dezembro, será celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Assim como ocorreu durante a semana, neste sábado também será oferecido testes rápidos em alguns postos de saúde.

 

 

 

O que é o sarampo?

Sarampo é uma doença viral aguda similar a uma infecção do trato respiratório superior. Trata-se de uma doença grave, principalmente em crianças menores de 5 anos, desnutridos e imunodeprimidos. A transmissão do vírus ocorre a partir de gotículas de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo de pessoas sem imunidade contra o vírus sarampo.