Caminhando na fé

 

COMEÇE O DIA FELIZ

Temos medo de errar, de fracassar, de tomar decisões importantes e nos frustrar.

Quem se une a Deus não age a partir do medo, mas avança apesar do receio que tem, porque sabe que o Senhor não lhe deixará faltar coragem para enfrentar os desafios.

“Somos afligidos de todos os lados, mas não vencidos” (2Cor 4,8).

 

 

 

MENSAGEM DE FÉ

O pensamento tem poder infinito

 

O pensamento mexe com o destino, acompanha a sua vontade. Ao esperar o melhor, você cria uma expectativa positiva que detona o processo de vitória. Ser otimista é ser perseverante, é ter uma fé inabalável e uma certeza sem limites de que tudo vai dar certo.

Ao nascer o sentimento de entusiasmo, o universo aplaude tal iniciativa e conspira a seu favor, colocando-o a serviço da humanidade. Você é quem escreve a história de sua vida – ao optar pelas atitudes construtivas – você cresce como ser humano e filho direto de DEUS.

Positivo atrai positivo. Alegria chama alegria. Ao exalar esse estado otimista, nossa consciência desperta energias vitais que vão trabalhar na direção de suas metas. Seja incansavelmente otimista. Faz bem para o corpo, para a mente e para a alma.

É humano e natural viver aflições, só não é inteligente conviver com elas por muito tempo. Seja mais paciente consigo mesmo, saiba entender suas limitações. Sem esforço não existe vitória.

Ao escolher com sabedoria viver sua vida com otimismo, seu coração sorri, seus olhos brilham e a humanidade agradece por você existir.

 

Pablo Neruda

 

 

 

10 de Outubro é dia de:

São Daniel Comboni

 

Daniel Comboni era italiano. Nasceu dia 15 de março de 1831, numa família de camponeses cristãos, humildes e pobres. Devido à condição econômica, eles enviam Daniel para estudar no Instituto dos Padres Mazzianos, onde Daniel descobriu sua vocação missionária. Em 1854 é ordenado sacerdote e três anos depois parte para a África, junto com mais cinco missionários.

A realidade africana é cruel e choca. As dificuldades começam no clima insuportável, passam pelas doenças, pobreza, abandono do povo e terminam com o índice elevado de mortes entre os jovens companheiros. Mas tudo isso serve de estímulo para seguir avante, sem abandonar a missão e o entusiasmo. Daniel entrega-se ao trabalho entre os pobres, fazendo a solidariedade seu grande instrumento de evangelização. Assume o lema “Salvar a África com a África”, um projeto missionário simples e ousado, para a época.

Padre Comboni pede todo tipo de ajuda espiritual e material à sociedade europeia. Dedica-se com tanto empenho e ânimo que consegue fundar uma revista de incentivo missionário. Além disso, fundou em 1867, o Instituto dos Padres Missionários Combonianos e, em 1872, o Instituto das Irmãs Missionárias Combonianas.

Em 1877, Comboni é nomeado Vigário Apostólico da África Central e, em seguida é também consagrado o primeiro Bispo católico da África Central. Depois de muito sofrimento no corpo e no espírito, no dia 10 de outubro de 1881, o Bispo Comboni morre em meio ao povo africano, rodeado pelos seus religiosos, com a certeza de que sua obra missionária não morreria.

 

Reflexão:

Daniel Comboni anunciou e testemunhou o Evangelho em tudo aquilo que fez. Antes de mais nada, ele sente-se discípulo de Cristo, percebendo a semelhança dos discípulos transfigurados pela virtude do Mestre. Ele também vive em coerência total com evangelho de Deus, consagrado a um estado de vida totalmente semelhante ao de Cristo, no serviço aos pobres do continente africano.

 

 

 

 

CATEQUESE DO DIA

O que significa Isaac em hebraico?

 

A – Aquele que traz a alegria;

B – Aquele que traz a paz;

C – Aquele que traz a harmonia;

D – Aquele que traz a discórdia.

 

Alternativa Correta: Aquele que traz a alegria