Caminhando na fé

 

COMEÇE O DIA FELIZ

Saiba dominar-se e vencer-se a si mesmo.

Vitorioso não é aquele que vence os outros, mas o que se vence a si mesmo, dominando seus vícios e superando seus defeitos.
A vitória sobre si mesmo é muito mais difícil, e quem consegue isto pode ser classificado como verdadeiro herói. Se desta vez não conseguiu, recomece e um dia sairá vitorioso.

 

 

MENSAGEM DE FÉ

Nada te perturbe

“Nada te perturbe”, essa é a vontade de Deus. Santa Teresa não fez poesia nem romance. Ela era uma mulher que enfrentava problemas nos Carmelos. Ela foi uma valente guerreira que recebeu de Deus a incumbência de fazer a renovação dos Carmelos: Ia de mosteiro em mosteiro enfrentando grandes problemas.

Foi nessa situação que ela fez esta oração: “Nada te perturbe”. Dizia isso para ela mesma em primeiro lugar e depois para suas irmãs.
“Paciência tudo alcança. A paciência é ativa. Ela é força e coragem. Por ela tudo se alcança.”

A Paciência é a virtude do guerreiro que quer ser valente, que quer fazer parte da tropa de elite do Senhor.

 

 

21 de Novembro é dia de:

São Gelásio I

Nascido em Roma, Gelásio era de origem africana, culto, inteligente e dotado de personalidade forte. Cristão fervoroso, era conselheiro papal.

Em 492, foi eleito para assumir a cátedra de Pedro, mas seu pontificado foi muito conturbado por causa de problemas políticos. Papa Gelásio lutou para a manutenção da doutrina, enfrentando heresias como o pelagianismo. Foi o primeiro pontífice a expressar a máxima autoridade do Bispo de Roma sobre toda a Igreja. Deixou isso claro em uma carta na qual se faz uma nítida distinção entre poder político e poder religioso.

Organizou e presidiu o sínodo de 494, no qual foi aprovada a grande renovação litúrgica da Igreja. Assim, ele instituiu o Sacramentário Gelasiano para uniformizar as funções e ritos das várias Igrejas. Trata-se do decreto que levou o seu nome, contendo cerca de cinquenta prefácios litúrgicos, uma coletânea de orações para recitar durante a missa. Papa Gelásio I viveu em oração e insistia que seus clérigos fizessem o mesmo. Por sua caridade, foi chamado “Papa dos pobres”. Morreu em 21 de novembro de 496, em Roma.

Reflexão:

São Gelásio foi um defensor da fé e um amigo dos pobres. Sua alegria era fazer o nome de Jesus conhecido e o povo de Deus ser reconhecido e dignificado. Lutou por uma liturgia unificada e por uma doutrina harmônica. Nele, podemos encontrar modelo para nossa própria ação cristã.

 

 

CATEQUESE DO DIA

Segundo Os Atos dos Apóstolos, quem discursou em Atenas, no Areópago?

 

A – João;

B – Paulo;

C – Timóteo;

D – Silas.

Alternativa Correta: Paulo