Caminhando na fé

COMEÇE O DIA FELIZ

Desafios e traumas foram feitos para serem superados. Mesmo que achamos que eles são mais fortes do que nós, lembre-se, Deus está no comando e jamais coloca algo em nossas vidas que não possamos suportar. É isto que me dá esperanças e dizer:
“Sim eu vou conseguir!”

MENSAGEM DE FÉ

A ideia sempre tende para o ato…
O Mahatma Gandhi disse que o homem não é mais do que o resultado de seus pensamentos; o que ele pensa, é o que virá a ser.
Daí a importância que tem o cultivo de bons e retos pensamentos; você deve ir formando sua consciência dia a dia, com a reflexão séria sobre o que é e sobre o que a vida deve ser para você.
A ideia sempre tende para o ato, afirma-nos a filosofia; o homem sente segundo o que pensa e vive segundo o que sente; porque, se o homem não vive segundo o que pensa e sente, logo pensará e sentirá segundo a maneira como vive.
Cultivar em você pensamentos sérios, nobres, retos, cheios de bondade, há de ser seu principal cuidado; dia após dia deverá oxigenar sua mente, purificar seu espírito, limpar sua consciência, aclarar a vista de sua alma, corrigir a orientação de sua vida.
Para isso, nada melhor do que um minuto para Deus, um minuto para você, um minuto para a reflexão, para sua própria introspecção.
“Com efeito, os pensamentos tortuosos afastam de Deus, e o seu poder, posto à prova, triunfa dos insensatos. A sabedoria não entrará na alma, nem habitará no corpo sujeito ao pecado; o Espírito Santo Educador (das almas) fugirá da perfídia, afastar-se-á dos pensamentos insensatos, e a iniquidade que sobrevém o repelirá” (Sab 1,3-5).

 

São Floriano (04/05)
São Floriano, que hoje celebramos, é padroeiro dos bombeiros. Nas imagens aparece sempre fardado como os antigos generais romanos. Segura em suas mãos calejadas uma espécie de cântaro que deixa cair água sobre as habitações incendiadas. São Floriano pode ser contado entre verdadeiros colaboradores na propagação da palavra de Cristo. Esta adesão a Cristo causou-lhe muito sofrimento e o levou ao martírio.
Diz a história que o imperador Diocleciano resolveu eliminar todos os cristãos do império. A companhia de soldados comandada por Floriano foi presa para ser assassinada. O comandante, bravamente enfrentou o imperador e professou a fé em Cristo. Foi levado a presença do carrasco e após longos interrogatórios foi submetido ao martírio mais horrendo.
Foi atado um nó ao redor de seu pescoço e Floriano foi lançado no rio, do alto de uma ponte. Seu corpo foi levado pelas águas até as margens e aí foi recolhido por uma senhora que o enterrou em um lugar retirado.
São Floriano é o padroeiro da Polônia. Seu culto foi muito divulgado durante a Idade Média, principalmente entre os soldados. É invocado sobretudo contra incêndios.
Reflexão:
“Não há maior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos”. Esta frase de Cristo inspirou a vida de São Floriano, que recebeu a coroa do martírio ao derramar seu sangue pela fidelidade à fé. Vivemos num mundo onde o individualismo sufoca a solidariedade entre os homens e cada um vive somente para si mesmo. Está atitude não é cristã, uma vez que Jesus sempre pediu que nos amássemos uns aos outros. Que o exemplo de São Floriano nos leve a amar cada vez mais o Cristo que está vivo e presente nos irmãos mais sofridos.
Oração:
Ó Deus, que envia ao mundo homens e mulheres para nos lembrar que o seu amor está acima de todas as coisas, dai-nos, pela intercessão de São Floriano, buscar sempre a união convosco e com todas as pessoas de boa vontade. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!

 

CATEQUESE DO DIA
Qual é a primeira árvore mencionada na Bíblia?
A – A árvore da vida;
B – O carvalho;
C – A figueira;
D – A mangueira.
Alternativa correta: a árvore da vida.