Chega ao paraná as vacinas Astra Zeneca/Oxford/Fiocruz

Dia 23/01, o Paraná recebeu as doses da vacina Astra Zeneca/Oxford/Fiocruz. Chegaram 86.500 doses em uma única remessa, às 23:25 horas, no aeroporto Afonso Pena, em voo comercial da Azul Linhas Aéreas.

 Publicidade:

Neste domingo pela manhã, as vacinas foram fracionadas e distribuídas cedo para que todos possam receber e distribuí-las aos municípios para que os mesmos possam iniciar a segunda-feira vacinando.

Essa remessa foi de um volume menor, tanto de doses quanto de caixas, porque além do quantitativo total ser menor, os frascos são multidose (10 doses).

 Publicidade:

 A distribuição para as Regionais foi feita por avião e carro.

 

 Na 10ª Regional (Cascavel), as vacinas foram retiradas no aeroporto de Cascavel às 10:35 horas, com a presença do Secretário, enquanto que na 20ª Regional (Toledo), foi retirada no aeroporto de Toledo às 11:00 horas, também com a presença do Secretário de saúde, Beto Preto.

Atenção: O quantitativo por município será repassado para a imprensa pela Diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti.

 O Secretário participou de algumas entregas, na rota de um dos aviões, conforme cronograma acima. Ele atendeu a imprensa rapidamente nos aeroportos.

 Essas doses serão inteiramente aplicadas seguindo a sequência do grupo prioritário de trabalhadores em saúde. Não será atingido o total desse grupo com essa remessa. É necessário o discurso de que a disponibilidade de vacinas é pequena e que terá um longo caminho pela frente.

Em relação à segunda dose dessa remessa, só será aplicada com 12 semanas de intervalo (3 meses). Não será entregue a segunda dose agora. Isso ficará para frente, mediante produção nacional pela FIOCRUZ.

Por isso é extremamente importante a orientação aos municípios do correto aprazamento da segunda dose!! Não podem confundir as vacinas!!