Coisas ruins também acontece com a gente

Todo ser que tem vida seja animal ou vegetal, não está livres de grandes ou pequenos acontecimentos que podem ocorrer no percurso da vida. Desastres, enchentes, tempestades, desabamentos, desmoronamentos, queimadas, poluição nos rios e mares impactam a natureza e consequentemente a vida e às vezes trazem perdas e aflições, seguidos de forte tristezas e angústias. Outras vezes tragédias além dos grandes prejuízos materiais, podem resultar em grandes perdas de vidas humanas, o que gera grande comossão.

Estar sempre preparado para o pior, prevendo dor ou sofrimento, seria um continuo pessimismo ou masoquismo de nossa parte, mesmo porque o lado bom da vida supera o que há de ruim. Portanto, não devemos ficar alimentando em nossos pensamentos a hipótese de que alguma coisa ruim deve acontecer a qualquer momento. Afinal é o lado bom da vida com todo seu otimismo é que nos impulciona e nos da prazer em viver, ainda que alguma coisa mau, aconteça.

Eis o mundo! “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo…”. Estas palavras são de Jesus. Com elas, fica claro que enquanto estamos aqui, estamos também sujeitos a passarmos por momentos afligidos e dolorosos. Mas, o mesmo Jesus no complemento de sua frase, disse: ‘tende bom ânimo eu venci o mundo’. Sendo assim, seja qual for as circunstâncias, o que precisamos, é estar sempre animados e otimistas, pois é nesse ânimo, nesta disposição diante de obstáculos e perigos, é que vamos vencer mais esta etapa.

A coragem, a audácia e ousadia, vão contribuir para superação, pois estes substantivos são frutos de uma vida de animosidade, assim devemos viver. Jesus na sua frase conclui: ‘Eu venci o mundo’, e esta é a certeza de que nEle tambem você pode vencer as intepéries e as adversidades que a vida trás, mesmo que o pior esteja acontecendo sem prazo final,  pois enquanto estamos neste mundo, estamos tambem subjulgados a uma série de alterações na vida em todos os sentidos. Tudo isso não significa que é o fim, muito pelo contrário, coisas boas também podem surgir dum momento ruim.

Viver é a melhor parte dessa trajetória nossa neste mundo, em viver combatendo é melhor ainda, pois todos nascemos e existimos para triunfar, e não somente para uma vida de forma prazeirosa, mas para continuarmos como vencedores, ainda que o pernioso aconteça.

Entendemos que o meio, a sciedade e demais segmentos, às vezes, nos atemoriza gerando dúvidas em nossas convicções, mas é preciso seguir em frente, entender a cada instante que a vida continua, e eu e você, fazemos parte desse prosseguimento, eis a razão porque Jesus disse: Estarei convosco todos os dias, não temas Eu sou contigo, caminhe olhando para Ele.

 

Roberto Cosme dos Santos é Teólogo e Sociólogo,

 tem especialização em Pscologia Pastoral

 com atendimento e acompanhamento a pessoas.

contatorobertosantos@outlook.com