Colégios de Assis levam títulos do xadrez rápido e do relâmpago

Quase 40 enxadristas das escolas que compreendem o Núcleo Regional de Educação de Assis Chateaubriand iniciaram nesta segunda-feira, 17, no Instituto Sicoob, as disputas da modalidade pela fase regional dos 66º Jogos Escolares do Paraná em Tupãssi.

O destaque ficou para as escolas de Assis Chateaubriand que conquistaram todos os títulos e as vagas para a Macrorregional que acontecerá de 26 a 30 de junho, em Cafelândia. A categoria 15/17 anos feminina não teve disputas e não terá representantes na próxima fase.

Individualmente, a enxadrista Maria Clara Gonçalves, do CE São Francisco de Assis, de Assis Chateaubriand também se destacou ao conquistar duas medalhas de ouro no relâmpago e no rápido.

No masculino da categoria 12/14 teve irmãos no pódio. Marcos e Pedro Santos da Silveira, do CE Padre Anchieta, de Assis Chateaubriand, garantiram a medalha de prata e de bronze. O título ficou para Felipe Santos, do CE do Campo Vinicius de Morais, também Assis.

EXEMPLO – modalidade que exige concentração e perícia nas jogadas, o xadrez apresentou em Tupãssi, uma das várias histórias que se pode contar dos Jogos Escolares como exemplo de força de vontade de professores e alunos. Os alunos da Escola Belíngue para Surdos Raio de Luz, de Assis Chateaubriand, estão participando pela primeira vez do xadrez e mais que isso, estão competindo com os alunos regulares.

Quer mais? Saiba que o desempenho deles não fica longe, embora não tenham conquistado medalhas nessa fase, é importante destacar que apesar de algumas dificuldades eles jogam quase de igual para igual dentro da limitação de cada um, já que além de surdos, alguns também são autistas.

Segundo o professor e interprete da Escola, Evandro Bom, existe um pouco de dificuldade de incluir na questão de trabalhar com as regras, no entanto, eles aprendem fácil a jogar e jogam com qualquer adversário, o que faz com que melhorem também o seu desenvolvimento, o que torna uma experiência interessante para todos.

O professor Evandro Bom também conta, nos JEPS, com a Instrutora de libras Lauana Gabrielly de Oliveira que está acompanhando os três competidores em Tupãssi. Nesta terça-feira, eles também competirão as provas de atletismo.

Colégios de Assis Chateaubriand venceram as provas e estão na macro

 

CLASSIFICAÇÃO

 

RELÂMPAGO

Feminino 12/14 anos

1º – Maria Clara Gonçalves – EE São Francisco de Assis – Assis Chat.

2º – Maria Clara Guelfi – CE Guimarães Rosa – Assis Chateaubriand

3º – Sabrina Moraes – CE do Campo Vinicius de Morais – Assis Chat.

Masculino

12/14 anos

1º – Eduardo Gomes – EE Guimarães Rosa – Assis Chat.

2º – Pedro Henrique dos Santos – CE Padre Anchieta – Assis Chat.

3º – Ricardo Lopes – CE Padre Anchieta – Assis Chateaubriand

15/17 anos

1º – André Guerra – CE Chateaubriandense – Assis Chat.

2º – Jemenson Souza – IFPR – Assis Chateaubriand

3º – Felipe Fernandes – IFPR – Assis Chateaubriand

 

RÁPIDO

 

FEMININO

12/14 ANOS

1º – 1º – Maria Clara Gonçalves – EE São Francisco de Assis – Assis Chat.

2º – Maria Clara GuelFi – CE Guimarães Rosa – Assis Chateaubriand

3º – Gazziely Arruda – CE do Campo Vinicius de Morais – Assis Chat.

 

MASCULINO

12/14 ANOS

1º – Felipe Santos – CE do Campo Vinicius de Morais – Assis Chat.

2º – Marcos Santos da Silveira – CE Padre Anchieta – Assis Chat.

3º – Pedro Santos da Silveira – CE Padre Anchieta – Assis Chat.

15/17 anos

1º – Vagner Andrade – CE Bragantina – Assis Chateaubriand

2º – André Guerra – CE Chateaubriandense – Assis Chateaubriand

3º – Felipe Fernandes – IFPR – Assis Chateaubriand