COMO ENFRENTAR OS PROBLEMAS E DIFICULDADES EM TEMPO DE CRISE?

Você conhece uma pessoa que nunca teve problemas? Com certeza, não. Todos temos os nossos problemas e as nossas dificuldades. Uns mais, outros menos. Especialmente os jovens muitas vezes sentem a vida pesada. Afinal, são tantas as transformações e adaptações que eles sofrem nesta fase da vida. Não são poucas as vezes em que surgem problemas no namoro, ou com os pais e com os irmãos, ou no trabalho. Problemas, enfim, é o que não falta. Nem os cristãos estão livres de problemas.

Precisamos, portanto, aprender a lidar com os problemas. O que fazer? Uma coisa é certa: não devemos fugir deles. Um problema nosso, é responsabilidade nossa. É preciso enfrentá-lo. Muitas vezes pode ser difícil. Mas é preciso encarar o problema, e resolvê-lo da melhor forma possível. Esta iniciativa, por si só, já é a metade da solução. Superando as dificuldades, nós vamos crescer e amadurecer para a vida. E isso é bom. É muito bom.

Por outro lado, é bom saber que um amigo ou parente confiável é importante, quando se trata de repartir problemas. ‘Não fomos criados para suportar grandes fardos sozinhos. Por isso, desabafar faz bem. Alivia a tensão, e nos ajuda a pensarmos melhor. Aquele que nos ouve poderá dar sugestões para solucionar o nosso problema.

Acima de tudo, porém, saiba que existe alguém ideal e competente, a quem podemos entregar as nossas dificuldades e problemas. É o nosso Deus. Ele é todo poderoso, e nada está fora de seu alcance. Tudo lhe é possível, e as soluções mais difíceis para nós, lhe são extremamente simples. Deus se coloca nossa disposição para nos ajudar em todas as ocasiões, quando diz:

“Invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás.” Com isto Deus está dizendo: “Chama-me quando você estiver com problemas. Eu vou ajudá-lo, e ficarei muito alegre e satisfeito com isso.” Saiba que Deus está à sua disposição, e pronto para ajudá-lo. Assim, todos os problemas parecerão menores, e serão solucionados. Com isto, estaremos melhor preparados para a vida.

 

Filósofo e Teólogo – Professor de Filosofia, Antropologia e História;

Professor aposentado da UNIPAR/UNIVEL e CTESOP;

Professor da Rede Estadual de Educação – Colégio Chateaubriandense.

pardinhorama@gmail.com