É POSSÍVEL PLANEJAR O FUTURO DIANTE DOS PILARES DA INCERTEZA NO BRASIL?

A propaganda de divulgação do ENEM deste ano fala do futuro e faz um apelo para os jovens: O Brasil precisa de mais profissionais e precisa de você! “O Brasil não pode parar”, seguido de que “a vida precisa continuar”. “Estude, de qualquer lugar, de diferentes formas. Por livros, internet, com a ajuda à distância dos professores”. É possível sonhar com o futuro mesmo em momentos de grandes incertezas?

A propaganda institucional do MEC revela que uma das preocupações mais frequentes dos jovens, é o seu futuro profissional. Em uma sociedade com centenas de milhares de desempregados, esta preocupação é compreensível. Na busca de um futuro melhor, os jovens se dedicam aos estudos, e muitos deles, estudam e trabalham. É certo que os jovens aproveitem o tempo da mocidade, buscando, com seriedade, um ofício do qual possam tirar seu sustento com dignidade, e até mesmo, dar um cuidado especial aos seus pais.

O problema não é pensar só no futuro. No texto bíblico do Evangelista Lucas 12.31,32 afirma: “Disse Jesus: Ponham o Reino de Deus em primeiro lugar nas suas vidas, e Deus lhes dará todas essas coisas. Jesus continuou: – Meu pequeno rebanho, não tenha medo! Pois o Pai tem prazer em dar o Reino a vocês”. Neste texto Jesus repreende aqueles que, por tanto pensarem no futuro, se esquecem que há um Deus todo-poderoso, que é a fonte de todo o bem, hoje e sempre.

Jesus fala em colocar o Reino de Deus em primeiro lugar na vida. Cristo mesmo explica que Deus dá o seu Reino de presente aos seus filhos. Isto significa que Deus quer reinar sobre nós, não pela força, mas com amor. Bem que Deus poderia nos governar simplesmente com o seu poder. Faria o bem a quem é bom e castigaria sem piedade aqueles que “saem da linha”. A triste verdade, porém, é que diante do santo e justo Deus, ninguém é bom. “Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus”, diz a Bíblia (Romanos 3.23). É aí que Deus se revela um Rei diferente. Ao invés de agir com poder que castiga, Deus age com amor. Enviou o seu Filho para ser castigado em lugar de todos nós, e nos oferece o completo perdão.

E Jesus ainda nos promete que Deus vai suprir o necessário em todas as outras coisas. Significa isso, que podemos deixar de pensar no futuro, estudar e trabalhar? De modo algum. Significa, sim, que não vamos pensar no futuro como algo que nos causa medo. Vamos estudar, planejar e trabalhar, valorizando a capacidade e as oportunidades que Deus mesmo nos dá. E faremos isso com a confiança de que temos um Pai amoroso que cuida de nós, e que tem prazer em nos dar o seu Reino, já aqui no mundo, e, depois, na eternidade lá nos céus.

 

Filósofo e Teólogo – Professor de Filosofia, Antropologia e História;

Professor aposentado da UNIPAR/UNIVEL e CTESOP;

Professor da Rede Estadual de Educação – Colégio Chateaubriandense.

pardinhorama@gmail.com