Educação Municipal de Assis recebe prêmio destaque entre escolas do Brasil

O município parece entre 104 escolas no Brasil e entre as 22 premiados no Paraná – Prefeito comemorou a classificação: “Isso significa que Assis está no caminho certo de administração”

 

Por Clóvis de Almeida | Da Redação

Assis Chateaubriand recebeu nesta semana o “Selo Bom Percurso” do projeto “Educação que Faz a Diferença”, colocando o município entre os 22 no Estado que receberam a mesma classificação pela “qualidade de excelência” no Ensino Fundamental.

O prefeito João Pegoraro comemorou a classificação. “É um prêmio pelos nossos esforços para levar às nossas crianças o melhor possível da Educação. Começa pela dedicação de todos, a partir da Secretaria Municipal de Educação, coordenadoras, professores, pessoal administrativo das escolas, merendeiras, pessoal de limpeza e da merenda de qualidade. Isso tudo contou para estarmos entre os melhores. Significa que Assis está no caminho certo de administração. Esse prêmio é de todos que fazem o Ensino Fundamental ser forte em Assis, por isso, muito obrigado”, comentou e agradeceu Pegoraro.

De uma iniciativa coordenada pelo Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa e pela entidade Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), que levantou dados ao longo de 2019 para avaliar a qualidade do Ensino Fundamental oferecido pelos municípios brasileiros. O trabalho mapeou redes municipais com bom desempenho no Ensino Fundamental identificando as principais práticas de gestão e de acompanhamento pedagógico e administrativo adotados.

Os resultados foram apresentados em transmissão online realizada pelo IRB no Youtube.

O Estudo, de acordo com Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (IEDE), foi realizado por auditores dos Tribunais de Contas de agosto a outubro de 2019, que visitaram 116 escolas de 69 redes de ensino municipais de todo o Brasil, além de quatro divisões regionais no Rio de Janeiro e em São Paulo. Foram realizadas entrevistas com os secretários de Educação, equipe técnica, professores, diretores, coordenadores pedagógicos e com estudantes, além de observações de aulas. Das 69 redes visitadas, 41 são redes tratamento, assim chamadas por terem bons resultados educacionais no Ensino Fundamental, tipo de rede em que a Rede de Educação de Ji-paraná está inserida, e as demais 28 foram denominadas pela pesquisa como redes controle, que não possuem resultados educacionais tão satisfatórios.

Os outros 21 municípios no Paraná são: Apucarana, Arapoti, Astorga, Castro, Foz do Iguaçu, Jaguariaíva, Jandaia do Sul, Loanda, Mallet, Mandaguari, Marmeleiro, Medianeira, Paranavaí, Pato Branco, Rebouças, Rio Negro, Rolândia, Sengés, Terra Boa, Turvo e Ubiratã.

Assis Chateaubriand recebeu o “Selo Bom Percurso” do projeto “Educação que Faz a Diferença”