Oeste discute melhorias na Capital

Merece destaque a atenção que o governo do estado está dando ao oeste paranaense. Tem recebido prefeitos, deputados, vereadores e demais representantes da região para discutir as demandas da população. Exemplo foi nesta semana, quando o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, prefeitos e secretários municipais da região e reafirmou a importância da participação e da construção conjunta do Planejamento Regional Integrado (PRI), que servirá de base para a elaboração do Plano Estadual de Saúde para o período 2020 a 2023.

Paulo Preto disse que está trabalhando diferente do que já foi feito até hoje na saúde e quer que os gestores municipais olhem para a sua região e percebam o que têm, o que falta e o que pode ser alterado. Segundo ele, o propósito é criar um plano vivo que norteará a saúde para os próximos anos no Paraná.

Durante o encontro, os prefeitos, secretários de saúde e representantes dos municípios esclareceram dúvidas, sugeriram e solicitaram informações sobre o PRI.

O Planejamento Regional Integrado é um processo que está em desenvolvimento desde maio e se estenderá até dezembro de 2019. O PRI prevê a definição do conjunto de diretrizes, objetivos, metas e ações para a área da saúde que, consolidados, serão a base para o Plano Estadual de Saúde dos próximos anos.

A Amop fará uma reunião na próxima semana e espera que os 55 municípios do Oeste já levem suas demandas e suas metas com intuito de dinamizar e participar ativamente desse processo.

Durante a reunião, os representes da 10ª e da 20ª Regionais de Saúde apresentaram demandas em relação ao atendimento para a ortopedia. O secretário Beto Preto informou que a partir do diagnóstico das regionais, a situação deve ser resolvida. Ele ainda garantiu que com o PRI, haverá informações das necessidades diagnosticadas para melhor planejar e redirecionar investimentos, a fim de que sejam supridas as demandas retraídas na área de saúde pública.

Estiveram presentes prefeitos e secretários de saúde dos municípios de Assis Chateaubriand, Cascavel, Formosa do Oeste, Iracema do Oeste, Jesuítas, Marechal Cândido Rondon, Mercedes, Nova Santa Rosa, Palotina, Quatro Pontes, Santa Helena, Terra Roxa, Toledo e Tupãssi.

O deputado estadual Marcel Micheletto também participou do encontro, acompanhando em especial os prefeitos dos municípios que representa.

(Com informações da AEN-Gov/Pr)