Palestra gratuita com Sandro Meira Ricci acontece hoje

Palestra poderá ser acompanhada gratuitamente e fornecerá certificado aos participantes

Árbitros, acadêmicos e esportistas de vários municípios confirmaram presença para a palestra com o renomado árbitro FIFA Sandro Meira Ricci, que acontece neste sábado, 15, pela manhã, no Centro de Convenções, anexo a Prefeitura Municipal em Assis Chateaubriand. A palestra que tem como tema, “Organização da Arbitragem na Copa do Mundo 2018”, tem início marcado para as 10h, porém um pouco antes, as 09h30, será servido um café da manhã aos participantes.

A Liga de Futebol de Assis Chateaubriand, organizadora do evento, confirmou a participação de representantes de 15 municípios, sendo a grande maioria composta por árbitros e acadêmicos de educação física, uma vez que a palestra irá fornecer certificado de 4 horas aos participantes. Somente de Assis Chateaubriand cerca de 50 pessoas já confirmaram presença.

HISTÓRICO – Sandro Ricci iniciou na arbitragem na FFDF (Federação de Futebol do Distrito Federal), entrando para o quadro de árbitros da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em 2006, sua estreia foi em 29 de abril daquele ano, no estádio Serra DouradaGoiânia – GO, arbitrando a partida entre Vila Nova FC (GO) 0 x 1Ituano FC (SP). Permaneceu no quadro de árbitros da FFDF até o início de 2012, quando foi contratado pela Federação Pernambucana de Futebol (FPF). Naquele mesmo ano, apitou a segunda partida da final da Copa do Brasil. Deixou a Federação Pernambucana de Futebol em 2014, sendo contratado pela FCF (Federação Catarinense de Futebol) onde permaneceu até 2018.

Credenciado pelas boas atuações, foi convidado para fazer parte do quadro de árbitros da Federação Internacional de Futebol (FIFA) para representar a CBF em competições internacionais. Em 2013, arbitrou a final da Copa do Mundo de Clubes da FIFA e em 2014, a segunda partida da final da Copa Libertadores da América. Foi o representante da arbitragem brasileira ao lado, dos auxiliares Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Van Gasse, nas Copas do Mundo do Brasil em 2014, e da Rússia em 2018, sendo cotado nesta última, para ser o arbitro da grande final.

Foi o primeiro árbitro em competições oficiais da FIFA a validar um gol com ajuda da Tecnologia da Linha de Gol. O fato ocorreu na partida França vs Honduras durante a Copa do Mundo FIFA de 2014. No lance, a bola bate na trave depois no goleiro hondurenho e entra no gol. O goleiro tira a bola de dentro do gol, mas a tecnologia já havia confirmado o gol. Atuou nos Jogos Olímpicos de Verão de 2016 no Rio de Janeiro.