Programa da Copel vai beneficiar associados da C.Vale

O governador Ratinho Júnior e o presidente da Copel, Daniel Slaviero, assinaram, em Palotina, ordem de serviço para a implantação de cinco mil quilômetros de rede de energia elétrica trifásica no Paraná. Durante evento sediado pela C.Vale, dia 18 de novembro, eles anunciaram a finalização da implantação de 2.500 quilômetros de rede trifásica. Até 2025, R$ 2,1 bilhões serão aplicados na construção de 25 mil quilômetros de redes trifásicas de energia em todo o estado. 

A Copel também lançou o programa de microrredes, destinado a estimular a produção e venda de energia à estatal por pequenos geradores a partir de placas fotovoltaicas, biogás e outras fontes. “O objetivo da Copel é que o Paraná tenha a melhor a mais segura rede de energia elétrica do Brasil”, assegurou Slaviero.

Ratinho Júnior lembrou que as interrupções de fornecimento já causaram muitos prejuízos a produtores rurais e que a implantação de uma rede inteligente vai garantir o reestabelecimento da energia elétrica mais rapidamente. “Estamos preparando o Paraná para os próximos 30 anos, para dar segurança ao produtor e às cooperativas”, explicou.

O presidente da C.Vale, Alfredo Lang, agradeceu os investimentos justificando que eles vão permitir aos associados ampliar a produção de frangos, peixes, leite e suínos. Segundo ele, essas atividades utilizam equipamentos que demandam uso intensivo de energia elétrica. Conforme Lang, os investimentos da Copel são fundamentais para que a C.Vale amplie a produção dos atuais 800 mil frangos, peixes e suínos por dia para 3 milhões de animais/dia em 30 anos, elevando também o número de funcionários de 11 mil para aproximadamente 30 mil.


Acompanharam o evento o presidente da assembleia legislativa, Ademar Traiano, os secretários de administração e previdência, Marcel Micheletto, de agricultura, Norberto Ortigara, e da casa civil, Guto silva, deputados e outras autoridades.

Flagrante da assinatura do presidente Lang no projeto do Paraná Trifásico

Na coletiva Lang falou também do projeto da esmagadora de soja que tem total apoio do Governo do Paraná

A comitiva do governador foi recebida por centenas de associados

Paraná Trifásico