Seu coração e sua alma precisam de ajuda

Encontrar pessoas que necessitam de ajuda é muito comum, embora nem todas estejam dispostas a compartilhar seus problemas e suas dificuldades, talvez por constrangimento. É muito difícil ajudar pessoas quando elas não acreditam que precisam de ajuda. Algumas vivem se justificando o tempo todo, mesmo sabendo que a ajuda lhe fará bem, mesmo sabendo que o problema existe, mesmo sendo alvo dessa megera negação, não conseguem aceitar sua própria condição que é tão real quanto à sua própria existência. Outros já preferem enfrentar esses fantasmas e monstros sozinhos, vivendo continuamente dominados por eles. Infelizmente essa é uma tendência no comportamento humano.

Uso esta introdução para mostrar o quanto precisamos de ajuda, e, não para falar em drogas, entre elas bebidas, nem em problemas financeiros que também lhes causam temores, mas abordar assuntos relacionados a você, seu coração e sua alma, coisas que estão em seu interior lhe causando incômodos e medos que só você sabe.

Seus impulsos e temperamentos, suas angústias, sua solidão, sua dificuldade de se relacionar com pessoas, seus traumas, sua dor no peito e cabeça, seus estresses e outros sintomas que estão intimamente ligados a você. Coisas que mexem com seus sentimentos e emoções, trazendo males irreparáveis, gerando doenças incuráveis, pois, por vezes, estão além das possibilidades de cura, através de profissionais da saúde.

É preciso primeiramente acreditar que os problemas existem e que você precisa de ajuda. Digo isto com a certeza, independentemente dos sintomas reais ou psicossomáticos. Temer a busca pela solução, só vai aumentar os traumas e o domínio continuará. Daí acreditar, é o primeiro passo, o segundo é aceitar que o problema está aí e que precisa da cura, seja ele em que área for. A vida no geral é cheia de embaraços que podem gerar circunstâncias insanáveis. Pode até ser que em alguns casos não haja o que fazer. Contudo, é preciso estarmos com o coração disposto a acreditar que a ajuda nos fará bem diante das dificuldades, sejam elas profissionais ou afetivas.

A bíblia nos traz relatos no novo testamento, de pessoas que entenderam a existência da dificuldade, tendo buscado todo tipo de ajuda, mas quando ouviram que Jesus podia auxiliá-las, correram ao seus pés acreditando desfazendo-se de todo tipo de preconceito, opinião ou juízo dizendo: ‘Senhor, se tu podes fazer, faças alguma coisa’, e receberam a cura.

Pense, talvez a solução pra você está aí. Busque ajuda sem preconceito, saiba ainda que além do homem, Jesus tem as melhores respostas e soluções para suas aflições.

Os problemas e as dificuldades sempre existirão, mas cabe a você buscar ajuda de maneira correta para sanar ou pelo menos amenizar suas amarguras. Jesus está muito além do plano terrestre, Ele pode tudo, inclusive ser a cura que você precisa.

 

Roberto Cosme dos Santos é Sociólogo e Teólogo

com Especialização em Psicologia Pastoral.

contatorobertosantos@outlook.com