Uma cidade melhor para todos: Parabéns Assis Chateaubriand!

“Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia as sentinelas”

Toda a cidade se torna uma referência expressiva na vida de cada morador. A maioria procura falar bem de seu município, enaltece-lo, e ao mesmo tempo elevá-lo perante seus familiares, parentes e amigos, assim acontece mesmo com aqueles que não são natos, ou de origem local, mas vieram depois, tendo aprendido amar o solo que o acolheu.

Para muitos assim tem sido Assis Chateaubriand, uma localidade que no passado era apenas um arraial, um patrimônio no meio da mata, com seus longos carreiros ou trilhas, onde seu cultivo a princípio era café, algodão e hortelã, labores das famílias que foram chegando de todos os lugares de norte a sul do país, tornando-se uma cidade miscigenada.

Hoje como no passado, continua sendo uma cidade acolhedora, portais abertos, e que tem como lema principal “Morada Amiga”. Com suas avenidas largas, suas altas palmeiras, com espaçosos canteiros centrais, bairros arborizados e nobres, outros ainda em planejamento. Assim é este município que completa 54 anos de emancipação, uma cidade aconchegante, simpática e agradável do médio oeste paranaense. Contando ainda com um comércio que cresce cada dia, onde lojas, supermercados e futuramente um hipermercado completo, trará mais conforto a seus munícipes.

Tendo também seus pilares fundamentados na fé, onde templos católicos e evangélicos, padres e pastores fazem parte de sua história, promovendo a fé cristã. Segundo seus pioneiros, uma cidade que outrora fora bastante populosa, tendo chegado há mais de cem mil habitantes, hoje ela conta com menos da metade, mas é uma cidade em franco crescimento e promissora, tendo o agronegócio e a agroindústria suas principais fontes de economia, reflexo disto é o maior frigorífico da América Latina, que “Frimesa” optou por construir em Assis.

A sociedade e seus vários segmentos, as atitudes corretas dos indivíduos, o comportamento cristão de cada morador, pode muito contribuir para que tenhamos cada vez mais uma cidade melhor. O texto bíblico diz: ‘Procurai a paz da cidade, para onde vos desterrei, e orai por ela ao Senhor, porque na sua paz vós tereis paz’. Esta deve ser uma postura de todos. Provavelmente um texto desconhecido, mas uma realidade que precisa estar presente na vida de cada um, orar por sua cidade e interceder a Deus pela sua paz e prosperidade. Como cidadão é preciso prezar por essa prática, uma cidade só será melhor quando todos proporem isso, independente de seu credo.

Nossa cidade é nosso refúgio, aqui está nosso quinhão, nosso teto, nossa segurança, nosso ponto de apoio e referência. Ame esta cidade, promova-a, mostre que entre as muitas ela ainda é a melhor. Parabéns Assis Chateaubriand!

 

Roberto Cosme dos Santos é Sociólogo e Teólogo

com Especialização em Psicologia Pastoral

e Pastor da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil.

contatorobertosantos@outlook.com